Gestão Estratégica

Segundo o dicionário Houaiss, estratégia significa “a arte de aplicar com eficácia os recursos de que se dispõe ou de explorar as condições favoráveis de que porventura se desfrute, visando ao alcance de determinados objetivos”

Para se pensar em Gestão Estratégica, é necessário inicialmente compreender o significado de Planejamento Estratégico.

O Planejamento Estratégico tem em seus pilares:

Missão - para que servimos, qual é nossa razão de ser;

Visão – onde queremos chegar como instituição;

Valores – quais são nossas premissas quanto às atitudes para alcançar nossa visão;

Estratégia – como faremos para alcançar nossa visão;

Desdobramentos da estratégia – as grandes ações que precisamos conduzir e que comporão a estratégia, isto é, os objetivos estratégicos.

É importante notar que mais do que uma declaração de intenções, temos um compromisso com ações e, principalmente, resultados em longo prazo. No Planejamento Estratégico são estabelecidas as prioridades de atuação e o direcionamento do perfil de ação para toda a organização.

A Gestão Estratégica faz a ligação entre essas diretrizes e o trabalho de cada um dos departamentos e pessoas na organização de forma a acrescentar novos elementos de reflexão e ações sistemáticas e contínuas, a fim de avaliar a situação, elaborar projetos de mudanças estratégicas, acompanhar e gerenciar os passos de implementação.

Pode-se dizer que Gestão Estratégica destina-se ao modo de gerir uma organização com foco em resultados tangíveis, muito bem estruturados e pré-determinados.

Partindo do princípio que devemos planejar estrategicamente os passos da organização, definindo metas e objetivos, prevendo de certa forma o futuro, procurando se prevenir e poder aplicar o quanto antes às ações corretivas necessárias, a gestão estratégica visa proporcionar, em um esforço conjunto entre todos, maior agilidade e flexibilidade frente as constantes mudanças do meio ambiente em que a organização esta inserida, aumentando significativamente suas chances de crescimento e, principalmente, de sobrevivência. A análise e assimilação dos valores da empresa, a elaboração da missão e da visão, estão inseridos no contexto da gestão estratégica, sendo fundamentais para que não se perca o foco, a objetividade, na busca por resultados

A Gestão Estratégica, entre outros itens, é formada a partir de:

Um conjunto de valores essenciais ao trabalho da organização, definidos de maneira clara e compartilhados por todos os seus integrantes;

Uma visão de futuro: aonde a organização pretende chegar em um espaço de tempo determinado;

Objetivos a serem conquistados de maneira conjunta e processos de trabalho voltados para o seu alcance;

Um sistema de avaliação do grau de alcance desses objetivos, chamado de Sistema de Indicadores.

Como o conceito de estratégia relaciona-se diretamente com visão de futuro, uma empresa precisa ter sua visão focada no futuro. Deve se de maneira ostensiva, observar, acompanhar, questionar, vasculhar o horizonte, no tempo, no espaço, à procura de possíveis riscos e oportunidades que necessitem, ações antecipadas e respostas estratégicas.

Sendo assim devemos entender que a Gestão Estratégica atuará em toda empresa de forma a verificar em todos os seus processos a real situação em que se encontram, para que se possa monitorar e desenvolver ações corretivas focando sempre os objetivos traçados no Planejamento Estratégico, afim de atingir as metas estabelecidas.

About Prof. Leandro Vaz

14 anos de experiência em Treinamentos, Cursos, Palestras e Workshops. Instrutor Certificado ITIL V3, ISO 20.000 e Cobit 4.1 e IBM em workflow nas áreas de administração e desenvolvimento. 12 anos de experiência, atuando em ambiente de administração e desenvolvimento de aplicações principalmente no Gerenciamento de Projetos e Liderança de Equipes.

Deixe um Comentário