ISO 20000

A ISO/IEC 20000 é a primeira norma editada pela ISO (International Organization for Standardization) que versa sobre gerenciamento de serviços de TI (Tecnologia da Informação).

A ISO 20000 apresenta um conjunto que define as melhores práticas de gerenciamento de serviços de TI. O seu desenvolvimento foi baseado na BS 15000 (British Standard) visando ser completamente compatível com a ITIL (Information Technology Infrastructure Library). A sua primeira edição ocorreufoi publicada em dezembro de 2005.

As normas internacionais relacionadas com a Gestão de Serviços de TI permitem a colaboração de organizações internacionais e fornecem diretrizes importantes que contribuem para o estabelecimento da credibilidade das empresas. A norma ISO 20000 permite a uma organização demonstrar aos seus clientes e investidores uma operação com integridade negócios e segurança, e que promove uma cultura de melhoria contínua da qualidade em relação a Gestão de Serviços de TI.

Isso se torna tão importante porque a obtenção da certificação ISO 20000 pode contribuir para que as empresas alcancem uma vantagem competitiva relativamente alta às empresas que não cumprem os requisitos desta norma.

A certificação ISO 20000 permite verificar se uma organização emprega as melhores práticas de Gestão de Serviços de TI, conforme demonstrado por uma avaliação independente externa com base numa norma oficial, realizada por uma organização de auditoria autorizada. Este nível de validação pode auxiliar a empresa a manter uma maior competitividade.

Deixe um Comentário